DESTINO BRASIL: ACRE - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: ACRE

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para o Estado menos populoso do Brasil. Conheça o Acre!

 

O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil, mas até 1904 era um território boliviano. Mesmo antes de ser considerado território brasileiro, já havia migração, principalmente de cearenses, para a região. É um estado que transborda história em seu povo, arquitetura e, claro, nos pontos turísticos.

 

 

  • Seus limites são o estado do Amazonas ao norte, Rondônia a leste, e faz fronteira com a Bolívia e Peru.

 

  • Capital: Rio Branco. Outras cidades importantes: Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Tarauacá.

 

  • Sua área corresponde a menos de 2% do Brasil.

 

  • Clima, hidrografia e vegetação: clima quente e muito úmido, com temperaturas mensais que variam entre 24 a 27ºC. A Floresta Amazônica recobre todo o território estadual. Estado muito rico em seringueiras da espécie mais valiosa (Heyea brasiliensis) e castanheiras. Os principais rios do Acre, são navegáveis e atravessam o território quase paralelos e que só vão confluir fora do estado.

 

 

  • Economia: Baseada principalmente na exploração de recursos naturais e no setor primário. A economia é avaliada como a terceira pior entre todos os estados do Brasil.

 

  • Cultura: Bastante similar a cultura dos outros estados da região norte, porém há um alto consumo de cultura nordestina. No artesanato, os artigos confeccionados são feitos com materiais extraídos da floresta amazônica. O Acre já foi retratado como cenário histórico no cinema e na televisão, muitas das vezes pela autora acreana Glória Perez.

 

  • Pratos típicos:

Pato

Pirarucu

Bobó de camarão, vatapá

 

 

 

  • Pontos turísticos:

 

Museu da Borracha: Localizado na capital, esse museu é dedicado a coletar, armazenar e expor objetos que contam a história do estado, sejam aspectos socioeconômicos ou de cultura material. É um centro cultural com diversas atividades educativas e ainda tem em sua estrutura um arquivo, auditório e biblioteca. O Museu da Borracha foi inaugurado em 5 de novembro de 1978.

 

 

Parque Chico Mendes: O Parque Urbano Chico Mendes foi construído pelo governo estadual no ano de 2003, e além de ser um espaço agradável para quem passeia, foi pensado para movimentar o comércio de artesanato acreano na capital do estado. O Parque conta com uma bela paisagem verde e a presença de artesãos. Fica aberto ao público todos os dias da semana, com exceção dos domingos, das 9 às 18 horas.

 

 

Igreja de ferro: Também conhecida como Igrejinha de Ferro a paróquia Nossa Senhora da Conceição é considerada o único marco religioso da Revolução Acreana, que aconteceu em 1903. Resultado de uma promessa, a igreja foi projetada e construída por uma dupla de alemães, e é revestida por chapas de metal (daí o apelido Igreja de Ferro).

 

 

Novo mercado velho: Essa construção é um marco histórico do início da urbanização de Rio Branco, construído no fim da década de 20. O Mercado Municipal, também conhecido como “mercado velho” foi reformado com o objetivo de atrair os acreanos a visitá-lo e elevar sua importância. O Mercado funciona todos os dias da semana, das 8 às 18 horas.

 

 

Casa da Leitura Chico Mendes: Inaugurada no dia 24 de Janeiro de 2005, a Casa de Leitura tem o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes a entrar no mundo da leitura, é um projeto do governo estadual através da Fundação Elias Mansour (FEM). A Casa realiza diversas atividades educativas, que vão desde contar histórias até ensinar dança.

 

 

Fonte: Wikipedia e estadosecapitaisdobrasil.com

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!