DESTINO BRASIL: DISTRITO FEDERAL - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: DISTRITO FEDERAL

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios.

 

 

DISTRITO FEDERAL:

 

  • Não é uma unidade federativa diferente das demais, pois não é um estado nem um município. É um território autônomo, dividido em regiões administrativas.

 

  • É praticamente um enclave no estado de Goiás, não fosse a pequena divisa de pouco mais de 2km de extensão com o estado de Minas Gerais.

 

  • Em seu território está localizada a capital federal do Brasil, Brasília, que também é a sede do governo.

 

 

  • Relevo: localizado no Planalto Central do Brasil, onde se localizam as cabeceiras de afluentes de três maiores rios brasileiros: Rio Maranhão, Rio Preto e Paraná. É constituído por planaltos, planícies e várzeas características do cerrado.

 

  • Clima: predomina o Tropical Sazonal, com uma estação chuvosa e quente (verão) e outra fria e seca (inverno).

 

 

  • Vegetação: é caracterizada pelo cerrado, devido ao resultado de um longo processo de evolução, no qual as plantas buscam adaptar-se às difíceis condições ambientais: pouca água, falta de umidade no ar e acidez no solo. Diferente de outras regiões brasileiras, durante os meses de verão, o DF adquire uma paisagem muito verde, porém durante o inverno o capim seca.

 

  • Hidrografia: está situado em um alto regional que não apresenta grandes drenagens superficiais, sendo um divisor natural de três grandes bacias hidrográficas. Por isso, as águas subterrâneas têm função estratégica na manutenção de vazões dos cursos superficiais e no abastecimento de núcleos rurais e condomínios.

 

 

  • Cultura: em função da construção de Brasília e em busca de melhores condições de vida, muitas pessoas foram de diversas regiões para o local. Por conta disso, o DF possui diferentes costumes, sotaques e culturas.

 

 

  • Pontos Turísticos:

 

Brasília: a capital do país é bem peculiar. A cidade planejada e construída do zero é repleta de atrações arquitetônicas e urbanísticas, a maior parte deles projetos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Veja alguns pontos interessantes para conhecer:

 

CATEDRAL METROPOLITANA: Possui formato único, com 40m de altura e 16 colunas curvas de concreto que se unem no centro. A visitação é livre e todos os dias.

 

 

CONGRESSO NACIONAL: sede do Poder Legislativo, o Congresso possui um vasto acervo cultural e paisagístico. Os dois prédio em forma de H abrigam as atividades administrativas. Na cúpula convexa se encontro o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava o Senado Federal. A visitação externa é livre, e a interna acompanhadas por um guia.

 

 

PONTE JK: é um exemplo de arquitetura arrojada, formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas.

 

 

PRAÇA DOS TRÊS PODERES, MASTRO DA BANDEIRA, MUSEU HISTÓRICO E PANTEÃO DA PÁTRIA: a praça abriga as sedes dos três poderes: O Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal.   Na praça existem esculturadas conhecidas, incluindo o Mastro da Bandeira que tem a maior bandeira permanente hasteada do mundo.  Ainda na praça existe o Museu da cidade, o Espaço Lucio Costa que tem a maquete de Brasília e o Panteão da Pátria.

 

 

PALÁCIO DO PLANALTO: sede do Poder Executivo – local de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar ficar as salas nobres e salões de banquetes, no segundo o Gabinete do Presidente, e no terceiro andas os gabinetes Civil e Militar. Os anexos abrigam uma importante biblioteca, obras de arte e mobiliários.

 

 

PALÁCIO ITAMARATY: é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Há uma escultura de mármore nomeada Meteoro que representa os cinco continentes.

 

 

PALÁCIO DA JUSTIÇA: sede do Ministério da Justiça e possui arcos e espelhos de água parecidos com o Itamaraty. A visitação é somente na área externa.

 

 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: o STF possui obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um planetário.

 

 

PALÁCIO DA ALVORADA: é a residência oficial do Presidente do Brasil. É uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília.

 

 

ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA: foi todo reconstruído para a Copa 2014. Possui capacidade para 71.400 pessoas e um design diferenciado, com 288 colunas de concreto aparentes em sua parte externa. O estádio é o principal componente do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.

 

 

MEMORIAL JUSCELINO KUBISTSCHEK: localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o memorial foi construído para abrigar vários objetos pessoais que eram usados pelo Presidente JK.

 

 

MUSEU DO CATETINHO: foi a primeira residência do Presidente JK na cidade. O nome catetinho se deu em referência ao Palácio do Catete.

 

 

TEMPLO DA BOA VONTADE: o local oferece ambientes propícios à meditação, oração e reflexão.  O tempo tem uma proposta ecumênica e fica aberto 24h.

 

 

QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO: é composto por 10 edifícios, acompanhados por uma enorme estrutura em concreto em forma de concha que simboliza o punha da espada de Duque de Caxias.

 

 

PLANETÁRIO: foi totalmente revitalizado depois de 16 anos fechado. Agora tem exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca, salas de reunião e área de alimentação. Entrada: 1kg de alimento não perecível.

 

 

MUSEU NACIONAL: espaço utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.

 

 

TEATRO NACIONAL CLÁUDIO SANTORO: tem forma de pirâmide irregular e sua fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão. A Orquestra Sinfônica se apresenta toda semana gratuitamente.

 

 

CENTRO DE CONVENÇÕES ULISSES GUIMARÃES: ocupa uma área de 54mil metros quadrados, com capacidade para receber 9,4mil pessoas. Entrada franca

 

 

TORRE TV DIGITAL: apelidada de Flor do cerrado, a Torre possui duas cúpulas em forma de pétalas e conta com mirante situado a 120m de altura.

 

 

LAGOA PARANOÁ: oferece diversas opções de lazer e tem o objetivo de aumentar a umidade da região que é bem seca.  Suas margens são repletas de restaurantes, shoppings, academias de ginástica, casas noturnas, clubes, etc.

 

 

PONTÃO DO LAGO SUL: é o maior centro de entretenimento e lazer da cidade, com uma bela visão para o Lago Paranoá e ótimos restaurantes e bares.

 

 

JARDIM ZOOLÓGICO: ótima dica para ir com a família. O local possui lagos, lazer e diversos animais.

 

 

JARDIM BOTÂNICO: conta com um ecossistema predominante do cerrado, com muitas plantas nativas e exóticas, além de trilhas e animais.

 

 

PARQUE DA CIDADE SARAH KUBISTCHEK: maior parque urbano da cidade, com várias opções de entretenimento, como: quadras, pistas, parque de diversão, quiosques, lago, etc.

 

 

PARQUE NACIONAL – ÁGUA MINERAL: conta com piscinas abastecidas com águas das nascentes do local, áreas de piquenique e trilhas.

 

 

PARQUE OLHOS D’ÁGUA: bastante frequentado por quem gosta de praticar esportes ao ar livre. Possui grande extensão de área verde, com pistas de corrida e caminhada, trilha, lago central e um pequeno riacho que corta o parque.

 

 

Fonte: Wikipedia, viagensecaminhos.com, viajarpelomundo.com.br

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Houselog! Você vai se surpreender!