DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE - GOIÁS! - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE – GOIÁS!

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para a região onde se localiza a capital do país. Conheça toda a região nordeste!

 

 

A região centro-oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE.  É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, sendo considerada a segunda maior região do Brasil, em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa e possui a segunda menor densidade populacional.

 

 

E o primeiro estado que falaremos será:  GOIÁS!

 

 

  • Seus limites são o Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Minas Gerais a leste, sudoeste e sul e Distrito Federal a leste.
  • Capital: Goiânia. Outras cidades importantes: Anápolis, Goianésia, Trindade, Rio Verde, Catalão, Águas de Lindóia, Caldas Novas e Niquelândia.

 

  • Relevo: o estado está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas (Chapada dos Veadeiros, Serra dos Pireneus), planaltos (bastante trabalhos pela erosão), depressões e vales.

 

  • Meio ambiente: a expansão da agropecuária tem causado graves prejuízos ao cerrado goiano. As matas ciliares estão sendo destruídas e as reservas permanentes sendo desmatadas, para ceder espaço para o gado bovino e as plantações. A implantação de pastagens, por exemplo, fez surgir inúmeros focos de erosão provocadas pelo desmatamento, causando valetas profundas, praticamente incontroláveis, que atingem o lençol freático. Esse quadro aliado ao assoreamento dos rios, tem feito com que Goiás enfrente sérios problemas de abastecimento de água.

 

 

  • Clima: tropical semiúmido. Há duas estações bem definidas: chuvosa (outubro a abril) e a seca (maio a outubro).

 

  • Fauna: é riquíssima no estado. Destacam-se animais de variadas espécies nas margens de rios e riachos, assim como nas matas. Para proteger as florestas, flora e a fauna, foram criados pelo Governos parques e reservas florestais, onde são proibidas a pesca, a derrubada das árvores e a caça;

 

  • Vegetação: quase todo território apresentar típica vegetação do Cerrado: arbustos altos e árvores de galhos retorcidos de folhos e cascas grossas com raízes profundas. O subsolo do cerrado apresenta água em abundância, embora o solo seja ácido, com alto teor de alumínio e pouco fértil.

 

  • Hidrografia: Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: Bacia do rio Paraná, Bacia do Tocantins, Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco. Os principais rios são: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã.

 

 

  • Economia: está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústria de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalúrgica e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.

 

  • Cultura:

MÚSICA: destacam-se nomes como: Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Amado Batista, Bruno e Marrone, Alok, Leo Jaime, etc.

CINEMA, TV e TEATRO: Stepan Nercessian, Carolina Ferraz, Wolf Maya, Ingrid Guimarães, Luciele Di Camargo, Tom Cavalcanti, etc.

ESCULTURA, PINTURA E LITERATURA: José Joaquim da Veiga Vale, Omar Souto, Cora Coralina, Eli Brasiliense, Basileu Toledo França, etc.

 

  • Culinária: é muito diversificada, sendo seus principais pratos o peixe na talha, o suã (espinha dorsal de porco) com arroz, arroz com pequi.

 

 

  • Pontos Turísticos:

 

Chapada dos Veadeiros: um dos lugares mais conhecidos do estado, com uma vasta área com muitas cachoeiras, trilhas, passeio de balão e pontos de observação. É onde está localizada o famoso Vale da Lua, com pedras em formatos mirabolantes e a reserva da Chapada, assim como o Parque Nacional (Patrimônio Mundial Natural, 2001, UNESCO).

 

  

 

Parque Nacional das Emas: a reserva compreende mais de 132 mil hectares e possui uma rica vegetação e muitas espécies de animais, como: veados, tamanduá, logo-guará, emas, araras, tucanos, etc. Alguns atrativos do local são: cupinzeiros naturalmente coloridos, safari, boia-cross, natureza exuberante e aventura. No parque é possível presenciar o fenômeno raro e único da bioluminescência.

 

  

 

Caldas Novas: nacionalmente conhecida por suas águas termais, com temperaturas que variam de 20 a 60º, uma das principais atrações é o Lago do Corumbá, formado pela represa de água do Rio Corumbá para geração de energia hidrelétrica de Furnas. O local é ideal para quem gosta de diversão, como: passeios de barco e jet ski.

 

 

Parque estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN): aberto aos turistas e nativos para visitação, ciclismo e caminhada.

Lagoa do Pirapitinga: lagoa quente, que chega a temperaturas em torno de 57ºC, além de possuir lindas paisagens.

 

 

Rio Quente: já foi distrito de Caldas Novas e por isso tem grande destaque no turismo de águas termais. Atualmente, abriga o completo turístico do Rio Quente Resorts.

 

 

Salto de Corumbá: possui uma área de 11 alqueires com várias opções de diversão, entre elas: cachoeiras (Salto Corumbá é a principal), Poço da Gruta, com águas geladíssimas.

 

 

Pirenópolis: cidade tombada como conjunto arquitetônico, paisagístico, urbanístico e histórico pelo IPHAN, oferece passeios com direito às cachoeiras e trilhas, além de muita cultura e opções de festas folclóricas.

 

 

Cavalcante: ecoturismo, turismo de aventura e turismo cultural se encontram na cidade, município que abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza e Patrimônio Mundial da UNESCO. Cachoeiras, serras, rios e cânions fazem o cenário da cidade, onde o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País, também está abrigado.

 

 

São Domingos: abriga o Parque Estadual de Terra Ronca, constituído por inúmeras grutas, banhadas por águas límpidas e mornas. É no parque que ficam as grutas Terra Ronca, São Mateus e Angélica (5º maior do país). Todas elas possuem galerias quilométricas e grande volume dos cursos d’água, fazendo o Parque um dos maiores complexos espeleológicos da América. O local ainda é ideal para os amantes de esportes radicais, como escalada, rapel e mountain bike.

 

  

 

São Miguel do Araguaia: promete diversão para quem gosta de pesca e esportes aquáticos, com acesso à Ilha do Bananal e praias fluviais. A cidade é banhada pelo rio Araguaia.

 

 

Rio Araguaia: o pôr do sol visto pelas margens do rio é uma das imagens mais belas captadas pelo turista. Mas não é difícil ver botos subindo para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes.

 

 

Aruanã: turistas podem realizar diversas atividades, como pescas esportivas, prática de esportes aquáticos nos rios, camping e conhecer a cultura e tradição dos indígenas Karajá.

 

 

Cidade de Goiás: tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade (2001, UNESCO), título que faz referência a arquitetura e cultura da cidade. As cores e a arquitetura colonial das casas tem referência especial no século XVIII, além da iluminação inspirada nos antigos lampiões de gás do Brasil Colônia.  A antiga capital, oferece trilhas que levam as cachoeiras que passam pelos rios Mandu e Zanzan e vão até o Cânion da Carioca.

 

 

Formosa: a cidade surgiu quando o estado de Goiás fazia parte da capitania de São Paulo. O local foi formado após moradores de uma cidade vizinha fugirem de seu povoado, por um surto de malária. Oferece muitas opções para quem gosta de diversão e aventura: grutas, cachoeiras, rampas de voo livre e trilhas.

 

    

 

Paraúna: a região é rica em formações rochosas esculpidas pelo tempo que resultou em belas e enigmáticas obras. Além disso, muitos mistérios cercam a cidade: lendas repassadas por morados afirmam que a região é visitada por seres estranhos ou de outros planetas. O misticismo está relacionado às grandes formações rochosas e construções antigas. Paraúna é cheia de belezas naturais: Cachoeiras do Cervo, do Desengano e o Córrego Couro do Cervo, ideais para boia-cross, rafting e canoagem.

 

 

Colinas do sul: é a única cidade da Chapada dos Veadeiros banhada pelo Lago da Serra da Mesa e está cercada por atrações naturais, como: banhos de águas termais, pesca esportiva, trilhas, cachoeiras, etc.

 

 

Alto Paraíso: destino com ares místicos e inúmeras belezas naturais. A cidade é célebre por sua vide alternativa: muitos acreditam que as vibrações magnéticas do subsolo, geradas por uma grande placa de quartzo sejam motivo especial para cidade receber visitas de alienígenas. Além do esoterismo, a cidade conta com muitas cachoeiras e outras riquezas naturais.

 

 

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade: templo católico, sendo a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

 

 

Cocalzinho de Goiás: cidade cortada por diversos córregos e rios, que criam cachoeiras como a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, Sete Grota e do Pedro Belo. Um programa obrigatório é curtir a tirolesa Voo dos Pirineus, com 567m de comprimento. Na região também são produzidos vinhos finos e premiados com uvas europeias. Também vale conhecer a Caverna dos Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.

 

 

Fonte: Wikipedia, diariodegoias.com.br, viajantesolo.com.br, buenasdicas.com, curtamais.com

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!