DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE – MATO GROSSO DO SUL - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE – MATO GROSSO DO SUL

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança o estado brasileiro que tem o Tereré como bebida símbolo e maior produtividade de erva-mata.

 

 

MATO GROSSO DO SUL:

 

  • Seus limites são: Mato Grosso a norte, Goiás e Minas Geral a nordeste, São Paulo a leste, Paraná a sudeste, Paraguai a sul e sudoeste e Bolívia a oeste.

 

 

  • Capital: Campo Grande. Outras cidades importantes: Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

 

 

  • Relevo: formado por planaltos, patamares e chapadões, todos inseridos nas bacias dos rios Paraná e Paraguai. O arcabouço geológico do MS é formado por três unidades geotectônicas: plataforma amazônica, cinturão metamórfico Paraguai-Araguaia e bacia sedimentar do Paraná. Além disso, não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju.

 

 

  • Clima: na maior parte do estado predomina o clima tropical ou tropical de altitude, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias termométricas que varia entre 25ºC e 20ºC. No extremo meridional ocorre clima subtropical.

 

 

  • Vegetação: os cerrados recobrem a maior parte do estado, mas também destaca-se a Floresta Estacional Semidecidual. Há ainda presença de pampas e Mata Atlântica. Durante os períodos de cheias do Rio Paraguai, a região vira a maior região alagadiça do planeta.

 

 

  • Hidrografia: a drenagem a leste é feita pelos sistemas dos rios Paraná, sendo seus principais afluentes os rios Sucuriú, Verde, Pardo e Ivinhema. A oeste é drenado pelo rio Paraguai, cujo principais afluentes são os rios Taqueri, Aquidauana e Miranda.

 

 

  • Cultura:

 

PRATOS TÍPICOS: Chipa, Farofa de banana, Farofa de carne, Furrundu, Pacu assado, Puchero, etc.

BEBIDAS TÍPICAS: Caldo de piranha, Licos de Pequi, Tereré.

SÍMBOLOS: Tuiuiú, Trem do Pantanal.

MÚSICA: Guarânia, Chamamé, Cururu, Siriri, Venerão, Sertanejo.

ESPORTE: recebe todo ano evento esportivos e automobilísticos da América Latina, como: Fórmula Truck e Stock Car.

 

  

 

  • Pontos Turísticos:

 

Campo Grande: a capital do estado vai agradar turistas que gostam de atividades culturais, apreciar a arquitetura colonial e degustar boa gastronomia.

 

 

 

FEIRA CENTRAL: feira alocada na capital do estado. Ela é conhecida como feirona, sendo coordenada pela comunidade Okinawana. Os destaques da feira são o tradicional espetinho com a mandioca amarela da terra e o sobá. Outras opções são o artesanato e o comércio típico.

 

PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS: também conhecido como Parque da Prosa, é um dos maiores parques do mundo. Oferece infraestrutura para a prática de lazer, diversão e esportes.

 

 

Pantanal MS: é formado pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquema.

 

CRISTO REI DO PANTANAL: feito pela artista plásticas corumbaense Izulina Xavier, possui 12m de altura e situa-se em um mirante que proporciona vista privilegiada de Corumbá, Ladário, Bolívia e Pantanal.

 

 

Corumbá: é uma cidade pantaneira e procurada turisticamente em função da pesca esportiva, dos cruzeiros fluviais especializados e do ecoturismo pelo Pantanal.

 

 

ESTRADA PARQUE PANTANAL: foi a primeira a ligar Corumbá a outras cidades. O diferencial da estrada são as mais se 70 pontos que auxiliam o escoamento dos rios em épocas de cheia. Entre junho e agosto os animais estão visíveis, e parece um zoológico sem grades, e é a melhor época para fazer o safari.

 

 

 

MUHPAN: Museu História do Pantanal tem um rico acervo sobre a região pantaneira. O museu fica em um prédio datado de 1876 e preserva materiais riquíssimos.

 

 

FORTE JUNQUEIRA: foi construído logo após a Guerra do Paraguai para assegurar a paz na fronteira com o Brasil.

 

 

Bonito: uma das cidades mais bonitas do Brasil, é repleta de atrações turísticas e muita beleza natural. Alguns locais na cidade:

 

RIO DA PRATA: é um prato cheio para quem gosta de ecoturismo. Ali é possível praticar flutuação desde a nascente do rio. Além disso, o grande atrativo é a diversidade de vida marinha. O local possui o maior número de espécies de peixes, tem águas claras com ótima visibilidade e é bastante raso, assim consegue-se observar bem de perto.

 

 

GRUTA DO LAGO AZUL: o local é conhecido internacionalmente e já virou até cenário de filmes. A gruta é repleta de formações rochosas (estalactites e estalagmites) e impressiona por sua beleza. Em seu interior existe um lago maravilhoso, com profundidade indefinida. Uma curiosidade do local é que já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos dentro do lago. A gruta é tombada pelo IPHAN.

 

 

AQUÁRIO NATURAL: trilhas, piscina, fauna e flora, praticar flutuação são as atrações mais marcantes do Aquário; o local é bastante tranquilo e o trajeto mais curto que o Rio da Prata. O rio é o mais cristalino da região e estar em meio aos animais como em um aquário torna a experiência ainda mais marcante.

 

 

ABISMO DAS ANHUMAS: local para turismo radical. No local, é possível praticar rapel, mergulho e flutuação. No rapel você desce por uma pequena fenda no solo, e chega em uma incrível caverna submersa, no final dela tem um enorme lago (pode fazer passeio de barco, mergulho e flutuação).

 

 

PARQUE DAS CACHOEIRAS: o parque conta com 7 cachoeiras, cada um com estilo próprio (calmas, perfeitas para crianças, outras altas e volumosas, etc). Além disso, é possível fazer trilhas, ver quedas e grutas, descer de tirolesa, aproveitar as piscinas naturais e caminhar.

 

 

CACHOEIRA RIO DO PEIXE: está localizada dentro da Fazenda Água Viva. O passeio conta com rios de águas límpidas, cachoeiras ornamentais, piscinas naturais e a fauna local, onde vivem macacos, araras, tucanos e outros.

 

 

RIO SUCURI: a transparência do rio é devido a alta concentração de cálcio, substância decantadora. A incidência de raios solares deixa rastros azulados na superfície. O fundo é branquinho, formado por pedaços de caramujos calcificados.

 

Serra da Bodoquena: tem vários atrativos como os rios Betione e Campina, os balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas. A cachoeira da Onça, é a mais alta do estado e debaixo dela pode-se desfrutar de sua água límpida, tomar banho de rio e para chegar até ela passa por uma trilha.

 

 

JARDIM:

 

LAGOA MISTERIOSA: fica a 42km de Bonito, no fundo de uma dolina. É uma lagoa de águas azuis impressionantes. A visibilidade da água passa de 40m e mergulhadores profissionais não encontraram o fundo. O atrativo encontra-se no fundo de uma formação geológica parecida com um buraco, toda cercada por mata ciliar.

 

 

BURACO DAS ARARAS: é preciso percorrer uma trilha ao redor de uma colina até chegar ao buraco que tem 124m de profundidade e 160m de diâmetro, o que possibilita uma visão panorâmica de seu interior, onde as araras se abrigam no final de cada dia. Além disso, no fundo do buraco, há um grande lago com répteis.

 

 

Fonte: Wikipedia, guiaviajarmelhor.com.br, bol.com.br, guiaviajar.com.br e sites.google.com

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Houselog! Você vai se surpreender!