DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE – MATO GROSSO - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO CENTRO-OESTE – MATO GROSSO

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para o único estado brasileiro onde você encontro Pantanal, Cerrado e a Amazônia! Vá com a Fator 6!

 

 

 

MATO GROSSO:

 

  • Seus limites são: Amazonas e Pará ao norte, Tocantins e Goiás a leste, Mato Grosso do sul ao sul, Rondônia e Bolívia ao oeste. Tem uma porção que do seu território ocupada pela Amazônia Legal.

 

  • Capital: Cuiabá. Outras cidades importantes: Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças e Cáceres.

 

  • Localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador, tendo fuso horário -4 horas em relação a hora mundial. E 1h menos que o de Brasília.

 

 

  • Relevo: com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares.

 

  • Clima: apresenta variedade de climas. Prevalece o tropical superúmido de monção, com elevada temperatura média anual, e o tropical com chuvas de verão e inverso seco.

 

  • Vegetação: o estado é um dos campeões do desmatamento no país e no mundo. Antes era revestido por uma vegetação em que predominavam as florestas, como prosseguimento da mata amazônica. Na área do planalto que permaneceu nos limites do estado é composto de cerrados e campos.

 

 

  • Hidrografia: a drenagem da região se faz por meio de dois sistemas, os dos Rios Amazonas (Juruena, Teles, Xingu e Araguaia) e Paraguai (Cuiabá).

 

  • Ecologia: possui diversas áreas de conservação: Parques: Nacional do Cristalino, Nacional do Xingu, Nacional do Pantanal Matogreossense, da Chapada dos Guimarães, Nacional do Juruena e Nacional dos Campos Amazônicos. Estações: Ecológica de Taiamã e Ecológica da Serra das Araras. Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia.

 

 

  • Cultura:

 

MÚSICA E DANÇA: o estado preserva manifestações culturais com influências variadas, que ganham expressões em danças cantos e festivais folclóricos em diferentes regiões do estado. As mais conhecidas são: Siriri e o Cururu. Outras culturas típicas são o sertanejo universitário, rasqueado e o Lambadão.

 

INSTRUMENTOS MUSICAIS: Viola de Cocho (instrumento musical rudimentar típico da Bacia do Paraguai.

 

 

  • Culinária: tem umas das mais tradicionais culinárias do centro oeste. A gastronomia tem influência indígena, africana e europeia, e usa muitos ingredientes da região. Exemplo de pratos: Furrundu, Mojica de Pintado, Galinhada.

 

 

 

  • Pontos Turísticos:

 

Cuiabá: a capital do estado vai agradar turistas que gostam de atividades culturais, apreciar a arquitetura colonial e degustar boa gastronomia.

 

 

Alguns lugares na região:

 

CASA DO ARTESÃO: famoso casarão histórico que impressiona visitantes pela sua beleza arquitetônica. O espaço reúne diversos artesanatos típicos do estado com esculturas de madeira, arco, flechas, apitos com sons de pássaros, entre outros.

 

 

CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA LATINA: o marco representa o centro das Américas e é um dos monumentos mais simbólicos da cidade.  Entrada gratuita.

 

 

MUSEU DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA: era uma imensa caixa d’água em 1882 e transformou-se em um espaço de cultura e de arte importantíssimo em Cuiabá.  A entrada é gratuita.

 

 

IGREJA DE SÃO BENEDITO: foi construída em torno de 1730. Sua arquitetura simples é típica da arquitetura colonial brasileira e escode a decoração barroca-rococó.

 

 

OUTROS PONTOS PARA SE CONHECER: Arena Pantanal (verdão), Teatro SESC, Museu Histórico, Museu Pré Histórico Casa Dom Aquino, Museu Arte Sacra.

 

Nobres: é um dos pontos turísticos preferidos para quem gosta de aventura. Por lá você pode: fazer flutuação em rios de águas cristalinas, observar várias espécies de peixes, praticas boia-cross, conhecer cachoeiras, tirolesa, trilhas, etc.

 

AQUÁRIO ENCANTADO: é uma piscina natural com águas azuis cristalinas, onde é possível fazer flutuação e nadar com peixes coloridos.

 

 

CACHOEIRA SERRA AZUL: com uma queda de 45m e um poço azul, a cachoeira parece cenário de filme. O atrativo pertence ao SESC, e além de bom mergulho, oferece atividades como tirolesa e rapel.

 

 

Chapada dos Guimarães: é um dos principais destinos de ecoturismo do estado. A Chapada é o lugar perfeito para contemplar a imensidão da natureza e relaxar. Possui cachoeiras, rios, cavernas e grutas.

 

CIRCUITO DAS CACHOEIRAS: caminhar e desbravar as cachoeiras mais bonitas do estado. Passeio famoso pelos aventureiras que percorrem ao todo 9km a pé, entre trilhas e rios. A cachoeira Véu da Noiva é a mais conhecida.

 

 

CIRCUITO DAS CAVERNAS: situado na parte alta, o circuito permite visitar impressionantes grutas – algumas com lagos naturais de água cristalinas – e também observar um pôr do sol único em diversos mirantes.

 

 

CIDADE DE PEDRA: é ideal para quem busca tranquilidade e maior contato com a natureza. Trata-se de um conjunto de formações rochosas, que com a erosão ao longo dos anos, permitiu criar verdadeiras ruínas naturais no topo dos morros.

 

 

Pantanal: a biodiversidade do local é impressionante. São mais de 10 mil espécies de animais e quase 2 mil de plantas, além da paisagem sem igual em mio a planícies alagadas.

 

  

 

RODOVIA TRANSPANTANEIRA: é um passeio a parte para quem pretende desbravar as riquezas do Pantanal. Com quase 150km de terra batida, a estrada corta pequenos municípios do Mata Grosso, em meio ao bioma mais fantástico do Brasil.

 

 

Jaciara: considerada o templo dos esportes radicais, o município tem dezenas de cachoeiras, corredeiras e grutas dedicadas a elevar a adrenalina ao máximo. O lugar mais conhecido ali são as Thermas Cachoeira da Fumaça, onde visitantes podem praticar rafting e rapel, além do nado, mergulho, trilha e outras opções. A cidade ainda conserva o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas.

 

 

Vale do Araguaia: são 34 municípios que preservam aldeias indígenas, cachoeiras, rios, grutas e a Praia da Arara. Com água doce, além de areia branquinha e fofa, o ponto turístico não pode ficar de fora do roteiro. Além disso, para quem curso misticismo, é no Vale que ficam as Serras do Roncador e Azul, ambas consideradas, por ufólogos e esotéricos, regiões de contato com extraterrestres.

 

 

Amazônia: cobre a maior parte do norte do estado. A cidade de Alta Floresta é um dos principais pontos de pesca esportiva, além de ser atraente para ecoturistas, pesquisadores e adeptos a observação de aves.

 

 

Cáceres: é o local de pesca mais conhecida do MT. Isso acontece graças a abundância de espécies e às águas propícias para essa prática.  Além disso, você pode visitar sítios arqueológicos, lugares históricos e alta gastronomia.

 

 

Fonte: Wikipedia, estadosecapitaisdobrasil.com, guiaviajarmelhor.com.br, hotelmt.com.br

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!