DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para a região com mais estados do país. Conheça toda a região nordeste!

 

 

 

PERNAMBUCO

 

  • Seus limites são Paraíba a norte, Ceará ao Nordeste, Alagoas ao sudeste, Bahia ao sul, Piauí a oeste e é banhado pelo Oceano Atlântico a leste.

 

 

  • Capital: Recife.

 

  • A origem do nome é controversa. Alguns afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para’nã, que quer dizer “rio grade” ou “mar”, e buka, “buraco”. Assim, Pernambuco seria “buraco no mar”, referindo-se ao Caral de Santa Cruz; Outros, afirmam que era a dominação nas línguas indígenas locais da época.

 

  • Vegetação: é composto por floresta tropical perene, floresta tropical semidecídua e caatinga.

 

  

 

  • Clima: é caracterizado por dois tipos de clima: o tropical úmido e o semiárido. Apresenta um dos maiores déficits hídricos do Brasil.

 

 

  • Hidrografia: são dois domínios hidrográficos que dividem o estado: pequenas bacias hidrográficas independentes, formadas por rios litorâneos que correm diretamente para o oceano Atlântico; e a bacia do Rio São Francisco, que tem pequenas afluentes. O São Francisco é o principal rio do estado.

 

 

 

  • Ecologia: possui mais de 80 unidades de Conservação Estaduais. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade administra 11: 2 parques nacionais, uma estação ecológica, uma floresta nacional, 3 áreas de proteção ambiental, uma reserva extrativista e 3 reservas biológicas.

 

 

  • Cultura: foi o estado onde surgiu o primeiro poema da literatura brasileira (Prosopopeia – Bento Teixeira).

 

As danças mais conhecidas: frevo, maracatu e Baião.

 

  

 

 

Personalidades famosas: Paulo Freire, Manuel Bandeira, Clarice Lispector (escritores); Gilerto Freyre, Joaquim Nabuco (polímatas); José Ermínio de Moraes, Norberto Odebrecht (industriais); Frei Caneca, Lula, Cardeal Arcoverde (personalidade históricas); Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos (músicos); Rivaldo, Vavá, Dani Lins (esportistas).

 

Festividades: Carnaval de Recife, Carnaval de Olinda e São João do Caruaru.

 

  

 

  • Culinária: foi influenciada diretamente pelas culturas europeia, africana e indígena. Diversas receitas originais provenientes de outros continentes foram adaptadas com ingredientes encontrados com facilidade na região, resultando em combinações únicas de sabores, cores e aromas. Ex: Bolo de rolo, nego bom e cartola, beiju, feijoada à brasileira tapioca.

 

   

 

  • Turismo: oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais.

 

Sol e praia

 

  • Fernando de Noronha: Anexado ao estado de Pernambuco e formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica, o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos destaques entre as belezas naturais pernambucanas, famoso internacionalmente. As praias do arquipélago oferecem uma agradável opção de mergulho livre, além da visita aos fortes, igrejas, redutos e outros pontos turísticos que revelam Fernando de Noronha um dos mais belos destinos brasileiros.

 

 

 

Praia de Porto de Galinhas (Ipojuca): é uma das mais visitadas do Brasil. Famosa por suas estonteantes piscinas naturais de águas claras e quentes, formadas entre corais, estuários e mangues. É uma praia de areia branca e coqueirais que encanta a quem a conhece. Bastante frequentada por turistas do mundo inteiro, a Praia foi eleita pela Revista Viagem, da Editora Abril, a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes.

 

 

 

Tamandaré: Eleita pelo TripAdvisor como uma das mais lindas praias do mundo, Carneiros fica situada entre Tamandaré e Rio Formoso – litoral sul do Estado. A praia é emoldurada por lindos coqueiros, piscinas naturais de água quentinha, possuindo uma atmosfera rústica e selvagem. A Praia dos Carneiros, é com certeza uma das mais belas atrações turísticas em Pernambuco.
 

 

Cabo de Santo Agostinho: É um destino que agrada aos surfistas (que pegam onda na Praia do Paiva), aos jovens (que curtem a badalação de Gaibu e às famílias (que frequentam a charmosa Calhetas. Além das praias, a cidade tem construções históricas preservadas na Vila de Nazaré. O passeio de bugue é ideal para conhecer as principais atrações de Cabo de Santo Agostinho. O trajeto leva ao banho de argila, passa pelas praias da Pedra do Xaréu e Enseada dos Corais e depois segue para a Vila de Nazaré. Em seguida, vai até a Praia de Saupe e à charmosa Calhetas, onde há parada para almoço no ar do Artur.

 

 

Itamaracá: A belas ilhas de Itamaracá e Coroa do Avião, no litoral norte do Estado, foram palco de várias disputas coloniais que marcaram sua história. Além das maravilhosas praias ao seu redor, Itamaracá abriga a maior fortaleza de pedra do Nordeste. Outra atração que encanta os visitantes, é o Parque do Peixe-Boi Marinho.

 

 

Ecoturismo e Aventura

 

 

Bonito: Bonito é uma cidade que não carrega seu nome em vão. Conhecida pelas suas belíssimas cachoeiras, o lugar é um excelente destino combinado de viagem e tem diversas opções de hospedagem nos hotéis-fazenda dos arredores. Para os mais aventureiros, a cidade também traz opções como trilhas, trekking, rapel e muito mais.

 

 

Petrolina:

As ilhas do São Francisco: são perfeitas para aqueles que querem passar as férias em clima de sombra e água fresca. São três: Ilha do Fogo (não pode acessar de carro e não possui bares ou restaurantes); Ilha do Massangano (maior da região); e Rodeadouro (lugar para relaxar e tomar banhos de rio).

 

 

Balneário de Pedrinhas: é uma antiga vila de pescadores onde é possível saborear deliciosos pratos feitos especialmente com peixes de água doce e desfrutar de um belo cenário ao mesmo tempo. Na volta para cidade, uma boa dica é fazer uma parada no Mirante do Serrote do Urubu.

 

 

Arqueológico

Buíque: possui diversas trilhas com belas paisagens.

 

 

Serrano

 

 

Gravatá: A arquitetura de Gravatá é muito atraente, tanto pelo seu estilo alpino nas suas casas, ração que da o nome à cidade como a Suíça Pernambucana, e a suas construções centenárias que resgatam história da cidade. A Igreja Matriz de Sant’Ana, é uma construção iniciada no ano 1810, e tem características na sua arquitetura de séculos passados que dão um encanto especial a cidade. Outras construções de estilo são a Capela do Cristo Rei, que forma parte do Mirante do Cruzeiro desde o ano 1925, os casarios da avenida Joaquim Didier e a Sede da Prefeitura, construída no ano 1908.

 

 

 

Triunfo: é conhecido como o Oásis do Sertão, com verdadeiras riquezas arquitetônicas, histórica e cultural. A cidade está localizada na parte setentrional do Vale do Pajeú e está rodeada de serras e vegetação sempre verde. No Turismo o município tem o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima, que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas oscilantes entre 8ºC no inverno e 28ºC no verão.  Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX.

 

 

 

Cultural

 

Olinda: a primeira capital brasileira, é retrato da passagem europeia no Brasil nos séculos XVI e XVII. Vista como ponto estratégico no passado, por ser um ponto elevado no relevo, a denominada “Cidade Alta” preserva os primórdios da colonização brasileira. Visitado por turistas o ano inteiro, o Centro Histórico de Olinda, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1982, tem entre suas principais atrações os seus edifícios de estilo barroco, generosas vistas do alto de suas ladeiras e jardins organizados. O famoso Carnaval de Olinda, é reconhecido mundialmente pelos lindos desfiles de Bonecos Gigantes, pelo Frevo e Maracatú. A manifestação cultural, reúne anualmente mais de um milhão de pessoas. A folia acontece nas ladeiras da cidade histórica, entre os meses de fevereiro e março.
 

 

Caruaru: A capital do Agreste Caruaru, é palco de uma das maiores atrações turísticas de Pernambuco – o maior São João do mundo. Durante o período junino, Caruaru se transforma, sendo considerada a “Capital do Forró”.
 

 

Cultural, sol, praia, negócios e saúde

 

Recife:

 

Mercado de São José: Uma boa pedida para quem quer conhecer de perto o cotidiano do povo recifense. Ali o turista encontra de tudo, desde quiabo até raízes milagrosas que curam mal olhado.

 

 

 

Capela Dourada: Na rua Imperador Pedro Segundo – Santo Antônio, o visitante encontra o maior símbolo do período barroco em Pernambuco. O monumento católico foi construído pelos portugueses, no séc. XVIII. Aberto para visitação de segunda a sábado.

 

 

 

Instituto Ricardo Brennand: reúne mais 3 mil armas e armaduras medievais, além de diversas esculturas e pinturas.  Recentemente foi considerado, o melhor Museu da América do Sul pelo Travelers’ Choice Museus.

 

 

Fonte: Wikipedia, partiupelomundo.com, viagemeturismo.abril.com.br, guiadoturismobrasil.com

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!