DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para a região com mais estados do país. Conheça toda a região nordeste!

 

 

MARANHÃO

 

  • Seus limites são Piauí ao leste, Tocantins ao sul e sudeste, Pará a oeste e Oceano Atlântico a norte.

 

  • Capital: São Luís.

 

  • Geografia: como a topografia do relevo do Maranhão é plana, são pertencentes ao estado 75% do território inferiores a 200m de altura e somente 10% superiores a 300m. As duas unidades geomorfológicas são: a baixada litorânea e o planalto.

 

  • Hidrografia: a quase totalidade das bacias hidrográficas do estado é feita da parte meridional para a parte setentrional por meio da quantidade de rios independentes que deságuam no Oceano Atlântico.

 

 

  • Vegetação: a cobertura vegetal do Maranhão é composto basicamente de flores, campos e cerrados.

 

  • Clima: existem três tipos distintos de clima: tropical superúmido de monção, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão. São semelhantes pelo regime térmico com elevadas temperaturas anuais, mas são diferentes quanto ao comportamento das chuvas.

 

  • Economia: foi uma das mais prósperas do país até a metade do século XIX. Mas após o fim da Guerra Civil Americana, quando perdeu espaço na exportação de algodão, o estado entrou em colapso, agravado pelo abandono gerado pelos governos imperial e republicano; somente após o final da década de 60 o estado passou a receber incentivos e saiu do isolamento com ligações férreas e rodoviárias com outras regiões.

 

  • Culinária: sofreu influência francesa, portuguesa, africana e indígena. O tempero é diferenciado fazendo uso de ingredientes como: coentro, cebolinha verde, cominho. É marcante a presença de frutos do mar de água doce e salgada. Ex: sarrabulho, dobradinha, mocotó.   

 

 

  • Turismo: está localizado em um bioma de transição entre o sertão nordestino e a Amazônia e por isso apresenta uma mescla de ecossistemas. O turismo no estado pode ser classificado em dois tipos: ecológico e cultural/religioso.

 

 

Santo Amaro: ainda pouco frequentada por turistas devido ao difícil acesso, a bucólica cidade de Santo Amaro está em frente do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e é chamada de “o paraíso perdido dos lençóis” graças as suas enormes lagoas pouco movimentadas.

 

 

Parque Nacional dos Lençóis: o principal atrativo são as dunas e lagoas. Hé também trilhas e muita natureza. Vá com calma e tempo para conhecer o local.

 

 

Carolina: Ponto de partida para descobrir as belezas naturais da Chapada das Mesas, a simpática cidade de Carolina está localizada no sul do Maranhão às margens do Rio Tocantins, a região é muito procurada por adeptos do ecoturismo graças as inúmeras cachoeiras, cânions e as incríveis formações rochosas espalhadas por esse magnifico território.

 

 

(Carolina)Portal da Chapada das Mesas: a dica é subir bem cedinho pela trilha afim de aproveitar melhor o clima ainda mais ameno e evitar grandes movimentos. Também é lindo ver o pôr do sol ao final da tarde. A vista é espetacular, belíssima e deslumbrante.

 

 

(Carolina) Encanto Azul: lugar lindo com cachoeiras para tomar banho e ficar relaxando nas águas. É possível fazer mergulho. A dica é usar óculos para ver peixes e vislumbrar a água azul cristalina.

 

 

Atins: antiga vila de pescador, a cidade só possuí ruas de areias finas e não possuí iluminação pública, o destino fica bem próximo de diversas lagoas e vem sido chamada de a Jericoacoara maranhense.

 

 

Alcântara: Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do estado e foi erguida entre os séculos 18 e 19. Grande vestígios do passado podem ser conferidos no diversos casarões coloniais, nas praças e nas ruínas espalhadas do pequeno município. Possui acesso de barco ou condução própria.

 

 

Ilha dos Lençóis: faz parte do município de Curupuru e fica em meio a uma das maiores áreas de manguezal do mundo. A região tem paisagens de belezas únicas que compõem um cenário paradisíaco no litoral maranhense. A ilha é formada por um campo de dunas de até 35 metros de altura, trilhas selvagens em meio ao manguezal e é um santuário para aves como o jaçanã, garças e guarás. Também é conhecida pelas suas praias desertas, algumas com quilômetros de extensão.

 

 

Tutóia: a cidade é cercada de praias, dunas e manguezais, Tutóia está em uma localização onde o sol brilha o ano inteiro e vem se tornando um dos principais roteiros turísticos do Estado.

 

 

 

São Luís: a capital do Maranhão abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos histórico do Brasil, são mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977.

 

 

(São Luís) Igreja da Sé: retrata não apenas teor espiritual como dá para saber sobre a história da cidade e seu povo.

 

 

Barreirinhas: Barreirinhas é o destino mais badalado do Maranhão. Além dos passeios tradicionais até o incrível parque de dunas com lagoas formadas por água de chuvas, os visitantes aproveitam a enorme área de manguezal cortada pelo Rio Preguiça, com inúmeras praias de água doce e povoados super charmosos.

 

 

(Barreirinhas) Rio Preguiças: um dos melhores pontos turísticos do estado, permite passeios como: Igarapés, Parque Nacional, Povoado de Vassouras, Mandacaru e seu farol, Caburé.

 

 

Fonte: Wikipedia, guiaviajarmelhor, viagensecaminhos, turismovoo

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!