DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para a região com mais estados do país. Conheça toda a região nordeste!

 

 

BAHIA

 

  • Faz limite com oito estados brasileiros: Minas Gerais a sul, sudeste e sudoete, Espírito Santo a sul, Goiás a oeste e sudoeste, Tocantins a oeste e noroeste, Piauí a norte e nordeste, Pernambuco a note e Alagoas e Sergipe a nordeste. A leste é banhada pelo Oceano Atlântico.

 

  • Possui a mais extensa costa de todos os estados do Brasil.

 

  • Capital: Salvador. Outras cidades importantes são: Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro e Petrolina.

 

 

  • Hidrografia: o principal rio é o São Francisco que corta o estado na direção norte-sul. Com importância análoga, os rios Paraguaçu (maior rio inteiramente baiano) e o de Contas (maior bacia situada apenas no estado), que se somam aos rios Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari, Rio Grande e outros, compõe um total de 16 bacias hidrográficas.

 

  • Vegetação: possui três grandes formações vegetais: a caatinga, que é a vegetação predominante, a flores tropical úmida e cerrado.

 

  • Clima: devido sua latitude, o clima tropical predomina em todo estado, apresentando temperaturas elevadas (geralmente média anual ultrapassa os 30ºC). Contudo no sertão o clima é semiárido, com índices pluviométricos baixos, sendo longos períodos de seca.

 

 

  • Relevo: seu território está situado na fachada atlântica. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros).

 

  • Economia: o estado corresponde a quase 30% do PIB do Nordeste e mais da metade das exportações da região. A economia se baseia na indústria (química, peças); Agropecuária (mandioca, grãos, algodão, cacau e coco); Mineração; Turismo e nos serviços.

 

  • Cultura:

 

Festas: ocorrem festas durante todo o ano. As principais são: Lavagem do Senhor de Bonfim; Carnaval da Bahia e as diversas micaretas. Outras são: Irecê, Vaquejada de Serrinha, Festival de Verão de Salvador.

 

Artesanato: destacam-se cerâmica decorativa, marca da influência indígena; renda de bilros e outros tipos de bordados.

 

Literatura: os escritores baianos possuem relevância ao aparecerem como representantes maiores do Barroco no Brasil: Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica.  Apareem também as primeiras academias literárias: Academia dos Esquecidos, Academia Brasílica dos Renascidos. Outros nomes: Castro Alves, Adonias Filhos e Jorge amado.

 

Música: surgiram no estado diversos artistas de grande influência no cenário nacional e internacional: Dorival Caymmi, João Gilberto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Raul Seixas, Pitty, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Margareth Menezes, etc.

 

 

 

  • Culinária: acarajé, abará, vatapá e tantos pratos temperados pelo azeite de dendê, festejando aos Santos, como o Caruru ou a vida, como a Moqueca e Mingau.

 

  • Turismo: outra principal indústria é o turismo, ao longo da costa da Bahia, que é o estado brasileiro com o maior litoral, as bonitas praias e os tesouros culturais fazem-lhe um dos principais destinos turísticos do Brasil, sendo o estado que mais recebe turistas na região Nordeste com um fluxo de 11 milhões de visitantes em 2011, segundo estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

 

Chapada Diamantina: nomeada de Parque Nacional da Chapada Diamantina, esta área é conhecida por suas belezas naturais e geográficas. É um ótimo local para fugir da movimentação da cidade e se sentir mais próximo da natureza. Trilhas, lagoas e cachoeiras são as atrações do local. Alguns pontos bem conhecidos no parque são a Cachoeira da Fumaça, que é a maior queda d’água do Brasil, e o Morro do Pai Inácio, de onde se obtém uma vista panorâmica da região.

 

 

Ilhéus: este é o município onde foi ambientada a famosa obra do grande escritor Jorge Amado, “Gabriela, cravo e canela”. É a cidade com o litoral mais extenso de toda a Bahia, porém as praias não são as únicas atrações. Ilhéus é o principal ponto turístico da região conhecida como Costa do Cacau, e o chocolate produzido na região também é bem famoso. Na cidade, os turistas podem visitar locais como a Catedral de São Sebastião, o bar Vesúvio, o Centro Cultural Bataclan (onde funcionava o famoso bordel) e a Casa de Cultura Jorge Amado (instalada no sobrado onde o escritor viveu).

 

 

Pelourinho: pelourinho era o nome do local onde os escravos eram açoitados, e se tornou um ponto de referência do antigo centro da cidade de Salvador. De tão marcante, até hoje o nome é usado para designar o Centro Histórico de Salvador. O local se encontra na parte alta da cidade, e foi construído nessa região por conta da defesa natural geográfica que ele proporcionava. Caracteriza-se pelas ruas de pedra, construções em estilo colonial, sobrados pintados em cores vibrantes e pelas muitas igrejas. Tombado pela Unesco em 1985, é tido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

 

Elevador Lacerda e Mercado Modelo: o Elevador Lacerda foi o primeiro do mundo a ser utilizado como transporte público. Inaugurado em 1873, até hoje serve ao mesmo propósito: ligar os dois patamares de Salvador, a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Ao subir por ele chega-se à Praça Municipal, de onde é possível ir à Praça da Sé e ao Pelourinho a pé. Ao descer, o visitante depara-se com a Praça Cairu e o Mercado Modelo. Este último é um centro comercial, mas também um local de fomentação do artesanato local. O prédio é propriedade da prefeitura e é considerado patrimônio cultural. É o local ideal para comprar lembranças de Salvador.

 

 

Igreja Senhor do Bonfim: concluída em 1754, a Igreja é uma das principais atrações da capital, Salvador. Além de ser um local de fé e religiosidade, a igreja é uma obra de arquitetura. Sua fachada é revestida quase por completo por azulejos portugueses, e a grade de entrada é toda enfeitada com as tão conhecidas “fitas do Bonfim”, colocadas lá por pessoas que fazem um pedido ao Senhor do Bonfim enquanto as amarram.

 

 

Farol da Barra: talvez o mais icônico cartão postal de Salvador, o Farol da Barra foi construído com o objetivo de ser um forte. Hoje em dia, além de ser um ponto turístico de visita praticamente obrigatória, também abriga o Museu Náutico da Bahia, onde é possível conhecer mais sobre a história da navegação e da própria Bahia, além de se ter uma vista maravilhosa.

 

 

Praia da Barra: a praia, que também é identificada como Porto da Barra, fica perto do centro de Salvador e possui ambulantes que vendem cerveja, água, refrigerante e alguns petiscos, sendo apreciada por moradores e turistas que gostam de passar o dia comendo e bebendo entre um mergulho e outro.  Como as águas são quentinhas e calmas, ela é ideal para quem tem crianças ou não gosta de mares agitados.

 

 

Praia do Flamengo: gosta de sossego, brisa e banhos em águas mornas? Conheça a Praia do Flamengo. Situada a aproximadamente 30 quilômetros da região central de Salvador, ela possui barracas grandes e com excelente infraestrutura para quem deseja curtir o dia sem abrir mão do conforto. Vale a pena tirar um dia para dar uma escapada das áreas mais efervescentes da cidade e conhecer esse paraíso.

 

 

Praia de Itapuã: saudada em versos de Vinicius de Moraes e Caetano Veloso, a praia de Itapuã é uma das mais queridas pelos baianos. Além do famoso farol, ela é envolvida por pedras, águas claras, coqueiros e as piscinas naturais que são formadas em momentos de maré baixa.

 

 

Arena Fonte Nova: o estádio Fonte Nova é o principal templo do futebol na Bahia e após a reforma para a Copa do Mundo de 2014 ganhou cadeiras novas, banheiros confortáveis, pois foi estruturado no padrão FIFA.

Hoje Salvador conta com um dos estádios mais modernos do país, e – se houver a sorte de a agenda coincidir – os amantes do futebol não podem deixar de conferir um Bahia x Vitória na passagem por Salvador.

 

 

Igreja São Francisco: a igreja de São Francisco, que foi construída em 1723, é mundialmente conhecida pela belíssima decoração. O templo é um dos principais marcos do barroco entre as construções históricas do Brasil e os contornos do interior são decorados com ouro, proporcionando um visual incrível logo na entrada.

Mesmo se você não for religioso é recomendado visitar essa igreja que é um verdadeiro marco arquitetônico do país.

 

 

Praia de Buraquinho: situada perto da foz do rio Joanes, a praia de Buraquinho é ideal para quem também curte banhos de água doce. Ela fica em área muito bonita – no município de Lauro de Freitas, que fica a menos de 30 quilômetros de Salvador – e conta com barracas para o visitante petiscar a vontade.

 

 

Fonte: Wikipedia, estadosecapitaisdobrasil.com, viajali.com.br

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!