DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE: PARAÍBA - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: REGIÃO NORDESTE: PARAÍBA

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para a região com mais estados do país. Conheça a Paraíba com a Fator 6!

 

 

PARAÍBA

 

  • Seus limites são Rio Grande do Norte ao norte, Pernambuco ao sul, Ceará ao oeste e Oceano Atlântico a leste.

 

  • Capital: João Pessoa. Outros municípios importantes são: Campina Grande, Santa Rita e Patos.

 

 

 

 

  • Relevo: diversificado, varia desde planícies no litoral a depressões no sertão. As classes de solos existentes são: afloramento de rocha, areias quartzosas, brumo não cálcico, cambissolos, gleissolos, latossolos, podzóis hidromórficos.

 

 

  • Clima: devido à sua proximidade com a Linha do Equador, o estado possui um clima quente com temperaturas elevadas durante todo o ano, e variado conforme o relevo local. Na região litorânea, o clima é classificado como tropical úmido, com temperaturas médias em torno de 24º C e duas estações, uma seca no verão e outra chuvosa no outono e inverso.

 

 

 

  • Hidrografia: encontra-se inserida na região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental. O estado abrange onze bacias, sendo o maior de todas a do Rio Piranhas.

 

 

  • Meio ambiente: no litoral predominam os tabuleiros, com manguezais e espécies da Mata Atlântica, enquanto no sertão, especialmente após do Planalto da Borborena predomina a caatinga. Na flora, algumas das espécies encontradas são a baraúna, batiputá, mangabeira, mandacaru, peroba, sucupira e xique-xique. Com objetivo de preservar e conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características locais, bem como recuperar ecossistemas degradados e promover desenvolvimento sustentável, foram criadas algumas unidades de conservação.

 

  • Cultura: em todos os municípios da Paraíba ocorrem diversas quantidades de eventos, sendo os mais importantes: festa da padroeira Nossa Senhora das Neves e Nossa senhora da Penha; O Maior São João do Mundo; Festa da Luz; Santa Luzia; Festa do Rosario. As danças mais conhecidas: bumba-meu-boi, coco-de-roda, ciranda, pastoril e xaxado. Personalidades famosas: Fabio Gouveia (surfista), Inácio de Sousa Rolim (Padre Rolim), Ingrid Kelly (modelo), João Câmara Filho (pintor), José Dumont (ator), Luiza Erundina (prefeita de SP entre 1989 a 1993), Marcélia Cartaxo (atriz), entre outros.

 

  

 

  • Artesanato: é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural do estado. Criados de acordo com a cultura e o modo de vida local e feita com matérias-primas regionais, como: bordados, cerâmica, couro, crochê, fibra, labirinto, madeira, macramê e as rendas. Entre os principais centros estão: Mercado de Artesanato da Paraíba ; Feira de Artesanato de Tambaú; Casa do Artista Popular e a Vila do Artesão.

 

  • Culinária: é resultado da miscigenação entre africanos, europeus e indígenas.

 

Buchada de bode

Moqueca de camarão

Galinha de cabidela

Arroz doce

Bolo de macaxeira

Canjica

 

  

 

  • Pontos Turísticos:

 

Piscinas Naturais de Picãozinho: O passeio tem uma duração de 4 horas e o trajeto é feito em lanchas e catamarãs. As piscinas de águas cristalinas repletas de peixinhos e corais multicoloridos, surgem durante o horário da maré baixa. Por isso, antes de partir confira a tábua das marés. É um programa que agrada crianças e adultos. Recomenda-se a visita em dias ensolarados.

 

 

Praia do Coqueirinho: é um dos maiores tesouros do litoral da Paraíba.  Reúne falésias coloridas, coqueiros e uma linda mata nativa. No entanto, para os viajantes que não gostam de lugares lotados, a dica é fugir dos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Para chegar até lá, é necessário percorrer pequenos trechos por estradas de terra, mas o nível de dificuldade é baixo. Porém, evite o trajeto em dias chuvosos, a não ser que seu veículo seja um 4×4. Em suma, recomenda-se visitar Coqueirinho em dias ensolarados, de preferência durante o horário da maré baixa.
 

 

 

Centro Histórico de João Pessoa: Para os viajantes apaixonados por história e cultura.  A maneira mais fácil e cômoda de chegar é táxi, city tour, carro próprio ou alugado – evite o transporte público. Os principais pontos turísticos a visitar são: Centro Cultural de São Francisco, Praça Antenor Navarro, Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, Praça de São Pedro Gonçalves, Ladeira de São Francisco (rua mais antiga da cidade), Casa da Pólvora e a Igreja do Carmo. O melhor horário para realizar o tour, é de manhã cedo ou depois das 15 horas. Escape das horas de calor intenso.

 

 

 

Lajeado do Pai Mateus:  é um lugar de beleza ímpar na Paraíba e no Brasil. Situa-se no Cariri paraíbano, a pouco mais de 20 km da cidade de Cabaceiras e a 220 km da capital João Pessoa. Cerca de 100 blocos milenares de granito, mandacarus, ficheiros e xique-xiques, compõem um cenário natural belíssimo, sendo um destino perfeito para os mais aventureiros. A região já foi palco de mais de 30 filmes, minisséries e documentários.

 

 

Pôr do Sol na praia do Jacaré: O famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, acontece na Praia Fluvial do Jacaré em Cabedelo – região metropolitana de João Pessoa. O local é bastante disputado, principalmente aos fins de semana, época de férias escolares e feriados. Por isso, lembre-se de chegar cedo! No entorno, há estruturas de bares, restaurantes, estacionamento e uma feirinha de artesanato regional.

 

 

Hotel Tropical Tambaú: O hotel foi construído na década de 1970, nas areias da praia de Tambaú, e é referência na arquitetura brasileira. Tornou-se uma das construções mais conhecidas da cidade, chamando atenção de turistas e morados pelo seu formato arredondado.

 

 

Parque Sólon de Lucena: Um dos principais símbolos da cidade, é também conhecido como Lagoa. é um espaço público da cidade de João Pessoa. Sendo um verdadeiro cartão postal, possui belos jardins e uma lagoa com um grande espelho d’água, cercado por palmeiras imperiais. Ao seu redor estão as lojas e supermercados mais importantes da cidade. é o lugar perfeito para realização de atividades culturais, campanhas educativas e outros eventos ao ar livre.

 

 

 

Vale dos dinossauros: é uma unidade de conservação e um dos sítios paleontológicos mais importantes que existem, onde se concentra o maior número de pagadas de dinossauros no mundo. Lá, destacam-se trilhas das localidades da Passagem das Pedras e encontram-se rastros fossilizados de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos.

 

 

Fonte: Wikipedia, estadosecapitaisdobrasil.com e partiupelomundo.com

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!