DESTINO BRASIL: RORAIMA - Houselog - Logística e Transporte de Passageiros

DESTINO BRASIL: RORAIMA

Clique aqui e solicite um orçamento!

 

 

Nossa vans, ônibus e carros estão disponíveis e te levarão em segurança para o Estado mais setentrional (ao norte) do Brasil.

 

 

  • Seus limites são a Venezuela ao norte e nordeste, Guiana ao leste, Pará ao sudeste e Amazona ao sul e oeste.

 

  • Capital: Boa Vista.

 

  • Sua história está fortemente ligada ao Rio Branco. Foi por ele que chegaram os primeiros colonizados portugueses.

 

  • O estado é o menos populoso do país, com uma população de 514 mil habitantes (em 2016).

 

  • A palavra Roraima vem de línguas indígenas e emprega três significados: Monte verde, Mãe dos Ventos e Serra do Caju.

 

  • Clima: predomina o clima similar a todos os estados da região norte que abrigam a Floresta Amazônica, basicamente equatorial e tropical úmido.

 

  • Vegetação: apresente três tipos de coberturas vegetais, sendo todas bem distintas. Ao sul, encontramos a floresta tropical densa e entrecortada por rios caudalosos, com rica fauna e flora. Na região central, o domínio dos campos gerais, lavrados ou savanas, existindo ainda lagos e riachos, e a vegetação se tornando menos densa. A parte ocidental prevalece a Floresta Amazônica.

 

 

  • Hidrografia: possui uma extensa hidrografia. Seu território é fartamente irrigado por 14 rios.

 

 

 

  • Economia: detém o menos PIB entre os estados brasileiros, apenas das altas taxas de crescimento. Possui duas áreas de Livre Comércio: Bonfim e Boa Vista e essas áreas de importação e exportação operam em regime fiscal especial. Quando a exportação do estado, é composta principalmente de soja, madeira serrada, barras de ferro forjadas a quente e madeira perfilada.

 

  • Pratos típicos:

 

Carne de sol

Caldeirada de peixe

Mugica de peixe

Damurida

 

   

 

 

Bebidas: Suco de Buriti, vinho de Buriti, Suco de Açaí, Pajuarú, Caxiri, Aluá, Bacaba, Suco de Cupuaçu.

 

  • Cultura:

 

A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. O artesanato é um dos marcos centrais da cultura. Os Ianomâmi – grupo indígena do estado – produzem diversos produtos artesanais, como cestas, leques, jóias e redes. Muitos destes são comercializados na Feira de Artesanato de Roraima, sediado em Boa Vista.

 

 

 

A dança tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna.

 

 

 

A música roraimense possui uma grande variedade de ritmos e harmonias. Sua origem remonta à variedade de etnias e povos que viveram e vivem no estado. Desta forma, há grupos de cantos indígenas e caboclos.

 

 

Ritmo local é denominado Makunaimeira uma mistura de ritmos sobre a influência dos rituais indígenas como o parixara, música caribenha como merengue e salsa, toques de carimbo e ritmos amazônicos como toada e marabaixo.

 

 

O folclore roraimense é hoje o encontro das tradições trazidas pelos colonizadores nordestinos e de todas as partes do Brasil, com a força das lendas e vivências dos índios, que têm no seu ambiente natural uma perfeita harmonia entre homem e natureza. É festejado tanto os santos da Igreja católica como também as tradições indígenas, que exercem forte influência no estado, na área de curandeirismo e pajelança. No mês de junho, assim como em outros estados do Brasil, acontece as festas juninas nos diversos municípios.

 

 

 

  • Pontos turísticos:

 

 

Monumento ao garimpeiro: Trata-se de uma estátua no meio da Praça do Centro Cívico. Ela representa uma homenagem aos áureos tempos do garimpo manual, uma das primeiras atividades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, o chamado El Dorado.

 

 

 

Centro de artesanato: Localizado ao longo da Orla Taumanan, é destinado para comprar produtos típicos de Roraima, como o artesanato indígena. Foi construído no antigo endereço do Mercado Municipal de Boa Vista, às margens do Rio Branco.

 

 

 

Complexo Poliesportivo Ayrton Senna: Originalmente, foi construído para ter três quilômetros de área de lazer para a população, com quadras de tênis, de vôlei, de futebol e de basquete, além de pistas para cooper, patinação, bicicross e kart, bem como parques infantis, bares com música, sorveterias, restaurante, quiosques de artesanato e praças com muitos bancos para sentar.

 

 

 

Parque Anauá: Criado para ser o maior parque de lazer a céu aberto da região Norte, a estrutura conta com anfiteatro, Forródromo, centro de artesanato indígena, galeria de artes, Escola de Música, Museu Integrado de Roraima (Mirr), que está fechado para reforma, Horto Florestal Municipal Dorval de Magalhães e um lago natural, chamado de Lago dos Americanos.

 

 

 

A estrutura conta ainda com fonte luminosa, ginásio poliesportivo, kartódromo e pistas para cooper, aeromodelismo, motocross, skate e bicicross, além de lanchonetes e restaurantes. Também há uma área gramada para lazer e esporte, cercada por cajueiros, à margem do lago.

 

 

Casa de Petita Brasil: Data de 1892, a casa tem estilo neoclássico e tornou-se referência em arquitetura, história e tradição. Foi construída logo acima do antigo Porto do Cimento, onde atualmente está uma das plataformas da Orla Taumanan.

A casa em estilo neoclássico possui lustres, móveis franceses e muitos cristais, tudo numa produção mais rústico. Petita Brasil é filha de Adolfo Brasil e Tereza Magalhães, irmã de Parimé, Amazonas e Rio Branco, uma das famílias tradicionais que contribuíram para o estabelecimento econômico e social da Capital.

 

 

 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo: Primeira igreja construída na Bacia do Rio Branco, a Igreja Matriz Nossa do Carmo é tombada como patrimônio histórico de Boa Vista. Com características germânicas originais da década de 1920, foi construída por padres Beneditinos.

 

As particularidades do templo são únicas na região Amazônica, mas passou por várias descaracterizações em sua estrutura até ser restaurada recentemente para ganhar as características originais que marcaram o nascimento de Boa Vista.

 

 

 

Toda semana um novo estado! Não perca nosso blog!

 

Viaje pelo Brasil com a Fator 6! Você vai se surpreender!